Resenha: Apenas Respire Parte 1

Nome: Apenas Respire
Autora: Rossana Cantarelli Almeida
Editora: Multifoco
Páginas:  346      Ano: 2016       Nota: 5/5
Sinopse: Isabela Alencar é uma mulher jovem, independente e apaixonada por música. Na adolescência, seu irmão mais velho lhe apresentou às bandas de heavy metal. Após conhecer a banda Dawn Sunless e ser capturada pelo som da guitarra, decidiu estudar o instrumento.
Já adulta, morando no Rio de Janeiro e trabalhando na Assessora Jurídica da Marinha, vê sua vida ser marcada por uma tragédia. Decide, então, largar a carreira jurídica e dedicar-se à docência numa faculdade de música do Rio.
A partir daí, sempre apoiada pelos amigos Mila e Frederico, Isabela verá sua vida mudar completamente, com a aceitação da Dawn Sunless para sua pesquisa de doutorado.
Ela embarca para Nova Iorque para passar três meses no estúdio com a banda. Chegando lá, conhece pessoalmente seu ídolo, o guitarrista Luc Bellucce.
Com sinais sutis, tem início um despertar de sentimentos provocados por sensações intensas. Uma paixão que ela jamais pensou em viver novamente.



Barbara:

Oi gente, hoje vim falar um pouco sobre o livro do Book tour que o Literaduo estava participando. Falar sobre Apenas Respire não foi fácil. Eu vivi uma verdadeira montanha-russa com esse livro, mas chega de enrolação, vamos ao que interessa. 

Tudo começa com Isabela contando como é sua vida e como foi descobri que passará três meses estudando a banda da sua adolescência, a Dawn Sunless. Ela embarca três meses depois para NY , e essa viagem promete muitas aventuras e antigas emoções. 

Isabela é independente, guerreira, corajosa, e muito carinhosa com aqueles que ama. Trabalhar como professora de música, mas antes era advogada militar. Decidiu largar a advocacia e vira professora depois de uma grande perda. 

Luc Bellucce é o famoso guitarrista da banda Dawn Sunless. Um cara comum, casado e bom pai. Vai nos mostrar que um artista é gente como a gente, que essa visão que possuímos dos famosos é bem errada. Eles são pessoas assim como eu e você, não precisam ser tratadas de maneira superior só porque são famosos.




A narrativa é feita em primeira pessoa, sobre a perspectiva da Isabela. Narrativa leve e muito bem escrita. Confesso que ao longo da leitura eu ri bastante e chorei também, vivi uma verdadeira montanha-russa de emoções, coisa que eu não senti desde que li Proibido. 

Personagens secundários são incríveis, completam o livro com suas próprias histórias. Preciso muito falar do Frederico e Mila, eles são os melhores amigos que alguém pode querer. Fred me lembra muito meu melhor amigo, o modo de falar, agir, até as ameaças eram iguais, tenho a seria impressão que a Rossana andou conversando com ele, nunca saberei. 


Jean é amor da minha vida, vou morrer com essa certeza, ele é um verdadeiro cavalheiro, um amante a moda antiga, aquele tipo de cara que você espera a vida toda. Todas as mulheres precisam de um Jean na vida delas. 

Apenas Respire é um livro que faz você questionar muitas coisas ao seu redor, faz você repensar o que é certo e o que é errado. Se você for ler, não seja moralista, ou a leitura não irá fluir como ela deve. Não julgue personagens por suas atitudes, só tente entender e se perguntar: será que eu não faria o mesmo? 


Isabela, assim como qualquer pessoa, errou, amou, sofreu, se arrependeu e o mais importante: ela viveu, ela se permitiu viver sem medo do que os outros iriam pensa dela, ela só se jogou de cabeça, ligou o botão de F*** e foi viver, coisa que muitas pessoas não tem coragem de fazer, por medo da sociedade e das regras que são impostas diariamente. Queria ser mais como a Isabela. – Bela me dá sua coragem- 

Só tenho a agradecer a Rossana por essa maravilhosa obra, que mais e mais livros como esse venham a acrescenta na minha vida e de muitas pessoas. Aos futuros leitores, desejo sorte e uma boa leitura. 

Resenhado por:
Barbara

3 comentários:

  1. Adorei a resenha, esse livro está entre a minha lista de desejados nacionais, ♥

    https://apenasumaamanteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, minha parceira arretada. Fico tão feliz com suas palavras, que me emociono. Que mais leitores como você leiam esse livro. Também acho que chega de moralismo. A vida é assim: cheia de surpresas e mistérios. Cabeça cada um de nós vivê-los e desvenda-los.
    Beijos
    Ro

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha! Não vejo a hora de ler! Ahhhh *-*'

    ResponderExcluir