Resenha: Os Rios Morrem de Sede

Nome: Os rios morrem de sede
Autor:Wander Piroli
Editora: Moderna
Páginas: 44      Nota: 3/5
Sinopse: Com cores realistas (aliás, reforçadas pelas ilustrações, em tons sombrios, sintonizadas perfeitamente com as intenções do texto), o autor pinta o drama de um homem que quer reviver com o filho as venturosas pescarias que vivera, quando garoto, com o pai. Tudo está vivo em sua lembrança; mas só na sua lembrança, pois exteriormente tudo se transformou e agora está morto. Além de expor o dilema de todo ser humano, que quer ter presente o passado, este é o retrato contundente de uma realidade pela qual somos todos responsáveis. É uma obra forte, que não doura a pílula. Pode agir como um despertar do senso de responsabilidade de cada um frente ao problema do meio ambiente e estimular uma pesquisa conscientizadora a respeito da poluição. 







Antigamente, seu pai o levava pela mão. Juntos iam viver grandes aventuras na natureza. E hoje? Onde está a natureza?

Ele tinha bem vivas na memória as pescarias que fazia com seu pai: o ar da madrugada, o riacho de águas transparentes, o campo e a mata úmidos, o prazer de molhar os pés, de sentir o peixe preso no anzol... Agora precisava mostrar tudo ao seu filho. E saem juntos pelos campos queimados e desmatados, pela terra suja e poluída, em busca, talvez, do último rio sobre a Terra.

É a história de pai e filho. O pai quer passar a diante a tradição de ir pescar num certo rio, o filho que está super animado pra conhecer o tal rio, e o rio... Que estava secando. É uma narrativa simples, que conta todos os detalhes da primeira pescaria entre pai e filho. O livro nos faz pensar na situação ecológica do nosso planeta. Mas finalmente, na simplicidade da relação entre pai e filho, na vida de interior. É como "o pequeno príncipe", cheio de alusões. Uma leitura rápida, calma e engraçada... Indicado para todas as idades.


Resenhado por:
Lorena



4 comentários:

  1. Oi Lorena, tudo bem?
    O livro parece muito bom. A simplicidade dele me conquistou. Com certeza o leira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Italo, tudo sim, e com vc?
      Que bom que você gostou. Esse livro é bem "amorzinho" haha :*

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro ainda, mas achei muito interessante. Sabe dizer se tem em PDF? de qualquer forma vou procurar aqui, obrigada! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ainda quer o link dele em pdf? http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8A8A833FA64809013FA658384268DA
      Aí está xD (Sorry pela demora na resposta)

      Excluir